Nuntec Soluções Inteligentes

Assistência Técnica em todo Brasil

NotíciasConfira as principais notícias do setor.

19/02/2010

Falta óleo diesel em postos de alguns estados

Fonte: G1: Bom Dia Brasil

Sem_gasolina O problema começa nas lavouras. Em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, as colheitadeiras de uma fazenda estão paradas há uma semana porque falta combustível. O produtor não consegue encontrar óleo diesel.

“Fizemos tudo correto, o tempo ajudou. No tempo de aproveitar, falta o óleo diesel”, reclama o produtor rural Luziano Silva Moraes.

Na maioria dos postos de combustíveis de Goiás a cena mais comum na última semana tem sido mangueiras vazias. O óleo diesel também virou produto raro em outras cidades do estado, como Anápolis e Porangatu.

“Álcool e gasolina estão normais. Ficamos três dias sem óleo diesel. Nossos clientes reclamando. Chega com tanque seco e não tem como abastecer para seguir viagem”, comenta o frentista Adilson Ribeiro.

Para não correr risco e ficar parado no meio da estrada, tem motorista fazendo plantão no posto, a espera do produto.

“A consequência é que perde dois, três dias esperando. A falta nos traz problema porque não consegue fazer compromisso para viajar”, diz o caminhoneiro Edson da Costa

Donos de postos em Goiânia, atingidos pelo racionamento, dizem que a quantidade de combustível enviada pelas distribuidoras diminuiu.

“Recebe o pedido de 30 vem 10, depois vem 10, no outro dia não vem nada”, afirma o dono de posto Romeu Dall'agnol.

O diesel que está em falta sai de Paulínia, em São Paulo. Através de um oleoduto, passa por Minas Gerais, Goiás e Brasília. Pelos tubos, são bombeados por dia 28 milhões de litros de derivados de petróleo, que abastecem cinco terminais de armazenamento da Petrobras.

Os terminais vendem o produto para as distribuidoras, que não estão conseguindo atender aos pedidos de compra dos postos. O problema estaria concentrado principalmente nas áreas de dois terminais: o de Senador Canedo, que fica na Região Metropolitana de Goiânia e o de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Segundo o sindicato dos revendedores de combustíveis de Minas Gerais, o problema teria começado em São Paulo: "O diesel já veio contaminado de Paulínia e quando chegou aqui não teve como ser distribuído".

A Petrobras não esclareceu que contaminação seria essa. Disse que a situação foi normalizada no último dia 12. Mas não soube explicar porque muitos postos ainda estão com dificuldades para ter o óleo diesel.

Outras notícias

Mantenha-se informado.

Institucional

Contato

  • (48) 3631-8125
Nuntec Soluções Inteligentes
Rua Antônio Hulse, 1153, Humaitá, Tubarão/SC, 88704-316 Brasil
Work +55 48 3631-8125
- http://www.nuntec.com.br/
-28° 28' 49.73" -48° 59' 57.10"