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18/04/2010

Foco nos ativos

Fonte: Transpo online

F695

A Standard Logística, operadora intermodal frigorificada, surpreendeu o mercado ao comunicar a aquisição de uma frota própria, formada por 30 caminhões Volkswagen, durante o mês de março, em um negócio avaliado em R$ 7 milhões. Do total, são 20 unidades do modelo VW Worker 9-150 e 10 do VW Constellation 15.180, que serão entregues a partir de maio.

Os caminhões serão habilitados para transportar cargas em três temperaturas: seca, resfriada e congelada. Os veículos serão equipados com rastreadores, sistema de tecnologia embarcada para o controle de risco e gerenciamento logístico. “Agregar a frota própria ao portfólio de serviços é mais um diferencial competitivo que a companhia oferecerá ao mercado, obtendo ainda mais melhorias na qualidade dos serviços prestados”, afirma José Luis Demeterco Neto, presidente da Standard.

Outros investimentos – No total, a companhia investirá R$ 42 milhões em infraestrutura logística. Além da frota de caminhões, a Standard também direcionará seus recursos para a nova unidade de armazenagem frigorificada de Cambé (PR), na construção do Terminal Intermodal Rodoferroviário em Cubatão (SP) e na ampliação da estrutura de Esteio (RS).

Tamanho investimento se faz necessário pelo crescimento médio da empresa, de 55% ao ano com unidades de armazenagem e terminais intermodais em seus principais mercados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso que, juntas, somam mais de 90 mil posições paletes.

Do montante, R$ 15 milhões serão aplicados na unidade de Cambé, que inicialmente terá capacidade para cinco mil posições paletes, sendo ampliado posteriormente para 15 mil posições. A empresa pretende fazer a estocagem de mercadorias na instalação e escoar para o porto de Paranaguá através da malha ferroviária da ALL.

O terminal de Cubatão receberá investimentos da ordem de R$ 13 milhões para a construção de um desvio ferroviário. A obra faz parte do Corredor Intermodal que liga Mato Grosso a São Paulo, que passou a operar no segundo semestre de 2009, transportando em média 300 contêineres por mês.

O projeto da malha ferroviária não é tão novo. O problema é – segundo a companhia – a demora na autorização das obras pelos órgãos responsáveis. Para o diretor Financeiro da Standard, Alan Fuchs, os órgãos ambientais precisam se modernizar, tornando-se mais ágeis na análise dos projetos, pois a economia está crescendo, o mercado está em alta e as empresas estão investindo e a demora na aprovação dos projetos, que verificam o impacto ambiental de uma determinada obra, podem gerar um gargalo, atravancando o desenvolvimento dos setores e do país.

Por fim, a unidade de Esteio terá R$ 7 milhões para sua ampliação em 6.500 posições paletes em armazenagem, somando 25 mil posições no total, para atender a demanda do mercado interno e externo. “O mercado externo está em recuperação desde março do ano passado, com as cotações em dólar, em níveis próximos ao do pré-crise”, analisa Demeterco. Segundo o executivo, o mercado de importações segue na mesma linha.

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